Café

História da cafeteira V60 (o que você ainda não sabia em 2021)

Embora hoje o mundo do café esteja acostumado com a cafeteira v60, sua história é relativamente curta. Dessa forma, a Hario é uma marca que ganhou grande popularidade em todo o mundo com seus acessórios para fazer café.

Nós conversamos extensivamente sobre como usar (e onde comprar) a cafeteira V60 (hario). Mas como você parece ser um verdadeiro fã disso, vamos expandir toda a sua história e o presente.

A propósito, se você ainda não o fez na íntegra, recomendamos que você clique no link anterior.

Agora, sua história remonta a 1921, quando a empresa foi fundada sob o nome Hiromu Shibata Works. Na época, era um fabricante de vidro resistente ao calor e, hoje, É o único fabricante japonês com sua própria fábrica.

Desde 1921, a variedade de produtos desenvolvidos por esta empresa evoluiu. Ele começou a fabricar instrumentos de vidro para laboratórios. Contudo, em 1964, a empresa lançou o sifão do café, seu primeiro dispositivo para a elaboração desta bebida que chamou a atenção das famílias e da indústria do café. Naquela época, foi fundada Hario Co Ltd, uma divisão independente dedicada à fabricação de objetos de vidro.

Desde então, muitos anos se passaram antes do lançamento do método de gotejamento ou filtro manual que nos interessa hoje. E é que, se você é fascinado por tudo relacionado à cafeteira V60, a história por trás dela passa pelas incursões anteriores de Hario no mundo do café.

Hario é o rei do cristal

Desde o início, essa empresa se estabeleceu como líder de mercado na fabricação de vidro. O nome escolhido para a divisão que produzia vidro de alta dureza era Hario, que significa “o rei do cristal”.

Esta empresa sempre teve orgulho de produzir objetos de vidro da mais alta qualidade. Seu vidro resistente ao calor é feito de areia de sílica, bórax, ácido bórico e alumina, todos minerais refinados.

Além disso, sua fábrica utiliza um sistema de aquecimento elétrico, o que significa que não são necessárias lareiras. Assim, o Crystal King também está preocupado com seu impacto ambiental.

A icônica cafeteira V60

Embora a produção de Hario sempre tenha sido focada em objetos de vidro, seu produto mais famoso é realmente feito de porcelana. Esta cafeteira pode ser encontrada em muitos cafés especializados com sua característica cor branca ou vermelha.

Não há dúvida de que esta cafeteira de cerâmica, com sua elegante forma cônica, é uma das mais populares em toda a indústria do café. Agora, como foi inventado?Como é fabricado hoje? Continue lendo para saber mais sobre a cafeteira V60, sua história e o que levou à sua invenção.

Nossa pesquisa não nos permitiu obter muitas informações. No entanto, fomos capazes de descobrir que, na década de 1980, o mercado era dominado por máquinas de café de imersão, em vez de máquinas de gotejamento manuais.

Assim Os designers da Hario se perguntaram se uma forma parabólica poderia ajudar a obter uma xícara com um sabor mais puropermitindo que a água passe pelo café moído em vez de infusão.

Os designers de Hario estavam indo na direção certa. Sabemos disso hoje, mas sua ideia enfrentou alguns obstáculos e vários anos de atrasos antes do V60 ganhar vida.

Inicialmente, os designers introduziram uma cafeteira cônica que usava barras de ferro para segurar um filtro de papel. Infelizmente, esse design falhou em ganhar popularidade diante do enorme sucesso do café instantâneo.

A ideia não foi esquecida, mas foi adiada para 2004. Dessa maneira, embora os designers da Hario estivessem no caminho certo em relação à cafeteira V60, a história desse utensílio ainda precisava esperar até ter sucesso.

Um design bastante recente

O design do V60 tem (de acordo com Hario) uma forma de natureza. Em outras palavras, y = x². Isso significa que, no início, o design do V60 tinha a forma de uma parábola. O nome do V60 vem de sua forma V em um ângulo de 60 graus.

O cone resultante foi projetado para abrigar um filtro de papel, tinha um grande orifício de gotejamento e o interior da cafeteira tinha ranhuras espirais.

Desta forma, permitido liberar ar ao fazer café Os descritos são as características padrão do V60. De fato, desde que o design da cafeteira V60 se tornou realidade em 2004, sua história relativamente curta não sofreu grandes mudanças.

Hoje ainda é fabricado com alguns recursos adicionais e usando materiais de alta qualidade.

Uma forma única, mas vários tamanhos e cores

O V60 cerâmico original é fabricado com Arita-yaki (ou porcelana Imari), um tipo de porcelana japonesa. Especificamente, é porcelana feita de argila fina, o que resulta em uma cerâmica clara e brilhante que proporciona um acabamento elegante.

O método Arita-yaki de produzir cerâmica tem 400 anos e tem sido usado até hoje. Como vimos ao falar sobre a origem da cafeteira V60, sua história não é muito antiga. Contudo, Continua a ser produzido na cidade de Arita, conhecida por sua cerâmica há séculos.

Além disso, o cone foi fabricado com vários materiais, incluindo vidro, metal e plástico. Existem até duas edições especiais: uma com base de madeira de oliveira e a famosa edição de cobre. Também houve edições limitadas com cerâmica de várias cores, como rosa ou azul índigo.

Em nossa opinião, o V60 é tão popular devido às suas (bonitas) características de design, que nos permitem fazer xícaras de café de alta pureza.

Além disso, acreditamos nisso Existem diferenças na maneira de fazer café, dependendo do material com o qual o V60 é feito. Essa versatilidade ao preparar o café implica que não há uma maneira única de desfrutar de uma xícara.

Agora, enquanto amamos a sensação do V60 de cerâmica, viajar com ele pode ser um pouco complicado. Sem mencionar que você não pode cair no chão. Mais longe, a porcelana é geralmente mais difícil de pré-aquecer devido à sua espessura.

Se você preferir que a temperatura da água permaneça o mais estável possível, a versão plástica retém menos calor que a versão cerâmica. Isso faz com que a temperatura da água caia apenas um pouco. E devemos dizer que nosso V60 de plástico caiu no chão várias vezes.

As versões metálicas são mais adequadas para viajar e seu design ajuda na extração. No entanto, o cobre tem um custo alto, tornando-o o último que recomendamos para uso em casa.

Você está surpreso que o V60 de plástico tenha tantas vantagens? Nós também. No entanto, depois de usá-lo diariamente em casa, entendemos o porquê. Impede que você queime os dedos, as bordas não lascam e é fácil de transportar.

Assim, o V60 de plástico é a cafeteira mais adequada para quase todas as ocasiõesBem, talvez não para competições, nas quais parece que as de cerâmica branca sempre foram escolhidas.

V60: a cafeteira favorita nas competições

A ascensão das máquinas de café V60 em cafeterias especializadas vem de mãos dadas com seu uso regular nas várias edições do campeonato mundial da Copa da Cerveja Mundial.

Dando uma olhada no ranking das últimas edições Este campeonato foi vencido usando um V60 cinco vezes em seteDessa forma, os vencedores dos últimos anos foram:.

  • 2017 Chad Wang de Taiwan
  • 2016 – Tetsu Kasuya, do Japão
  • 2015 – Odd-Steinar Tøllefsen da Noruega
  • 2014 Stefanos Domatiotis, da Grécia
  • 2013 – Erin McCarthy, dos EUA (ganhou com uma cafeteira Kalita Wave)
  • 2012 – Matt Perger da Austrália
  • 2011 – Keith O’Sullivan da Irlanda (ganhou uma cafeteira Chemex)

Portanto, apesar da existência relativamente curta da cafeteira V60, sua história teve muitos sucessos nas competições.

Queríamos saber quanto uma receita pode variar usando esta cafeteira simples. Portanto, procuramos dicas oferecidas por dois profissionais do café que publicam ótimos vídeos sobre seus métodos, para que todos possamos aprender.

Scott Rao

Scott Rao não precisa de introdução. Se nos atermos às suas realizações relacionadas ao V60, ele é o pai do chamado “rotação de Rao” (ou “virada de Rao”). Sua recomendação ao preparar café com um V60 é adicionar a água uma ou duas vezes.

A dose de café é de 20 a 22 gramas. A quantidade de água usada para pré-umedecimento corresponde a três vezes a dose de café. Após 45 segundos, despeje a quantidade principal de água até 360 gramas e remova levemente o café.

Depois de 1 minuto e 45 segundos, é necessário executar o “rotação de Rao”. Para fazer isso, você deve segurar o filtro nas laterais e girar a mistura de café moído e água. Isso impedirá que o café grude na parede e ajuda a achatar a camada de café.

Tetsu Kasuya

Tetsu é o vencedor do campeonato mundial de 2016. Ele inventou o método 4: 6 que lhe deu a vitória e tem dezenas de milhares de visualizações no YouTube.

Tetsu afirma isso é possível ajustar o sabor do café dividindo a água usada na proporção de 4: 640% ajusta a doçura e acidez, enquanto os 60% restantes permitem ajustar a intensidade.

A dose de café é de 20 gramas e a moagem deve ser o mais espessa possível. Para 40% da proporção, você deve usar três vezes a quantidade de café e derramar a água cinco vezes (5 x 60 = 300 mililitros). Então você tem que fazer uma pausa por 45 segundos. Finalmente, para 60% da proporção, você deve derramar 60 mililitros de água três vezes.

Qualquer que seja o tipo de cafeteira V60 que você prefere ou decide comprar, sempre permitirá que você prepare uma xícara de café puro. E, dependendo da receita usada, ela oferecerá um grande potencial em termos de sabores. Desfrute de experimentar!

 

 

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Você também pode estar interessado em

Francisco
Francisco

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies

Ir para cima