Café

Tudo o que você deve saber em 2021!

Versátil e diferenciado, o Hario V60 é uma cafeteira elegante para quem deseja o café perfeito. Especificamente, É fantástico para quem deseja controle total sobre o processo de extração.

A chave é derramar a água lentamente. No total, o processo de fabricação de uma xícara de 300 mililitros leva cerca de três minutos.

Mas antes de vê-lo em detalhes abaixo, onde recomendamos a compra da cafeteira Hario V60?

Depois de analisar muitas ofertas on-line, compare a qualidade oferecida e pergunte aos nossos leitores onde eles adquiriram os deles, esses eram os únicos 5 melhores ofertas por aí agora.

Análise do Hario V60

Depois de fazer um curso de barista, Pau Ninja fez da cafeteira Hario V60 a sua favorita. O motivo? sem ter que comprar a melhor máquina de café expresso, com isso você pode controlar muitos parâmetrosVamos vê-los em detalhes.

Vantagens

  • Cafeteira muito versátil.
  • Ampla variedade de opções.
  • Projeto atualizado para melhor fluxo de ar.

Desvantagens

  • Difícil de usar.
  • Requer atenção completa durante todo o processo.

A cafeteira V60 é a melhor em café artesanal. Isso pode parecer uma afirmação bombástica, mas com o V60, praticamente não há obstáculos quanto ao que você pode fazer com os grãos de café.

Comparado a outras máquinas de café por gotejamento ou filtro manual, o Hario V60 é extremamente simples. Assim, É um sistema muito versátil, aberto a muitas possibilidades.

Pense nisso como se fosse o Chrome comparado ao Safari: não é tão confortável, mas é uma plataforma de código aberto que permite fazer inúmeras coisas.

Uma ferramenta como esta Isso permitirá que você personalize e melhore cada parte do processo para fazer uma xícara de café sem igualOutras máquinas de café permitirão que você faça um ótimo trabalho nesse sentido, mas são mais especializadas e, portanto, mais limitadas.

A cafeteira V60 É melhor para alguém que tem muita experiência, paciência e desejo de aprenderAlém disso, não perdoe erros e exija um pouco de amor e atenção antes de fornecer o café perfeito. Tudo depende de você.

Ao contrário de outras máquinas de café por gotejamento, o Hario V60 possui um orifício bastante grande na parte inferior do cone. À primeira vista, isso pode parecer uma desvantagem. No entanto, é esse grande buraco que faz desta cafeteira pingar a ferramenta profissional.

Em vez de ter vários buracos minúsculos o que determina a velocidade do fluxo de água é a melhor moagem e a mais lenta ao derramar a água.

Além do orifício grande, filtros de papel extremamente finos conferem à cafeteira V60 um caráter manual muito forte. De fato, o V60 usa alguns dos filtros de papel mais finos para fazer a água fluir pouco a pouco, mas sem interrupção.

Dependendo do tamanho da moagem e da taxa em que você derrama a água o resultado final dependerá inteiramente de você.

Isso pode ser um pouco assustador no começo, mas implica que a qualidade do café que você prepara será limitada exclusivamente por sua capacidade pessoal e não por uma máquina inflexível.

Tempo e contato são os fatores mais importantes ao fazer café com o Hario V60. Dessa forma, se a água passar pelo café moído muito rapidamente, você terminará com uma bebida aquosa. No entanto, se a água for derramada muito lentamente, o café resultante será amargo.

Por outro lado, o contato refere-se ao tamanho da moagem, ou seja, a quantidade de superfície com a qual a água entra em contato.

Por exemplo, Quanto mais fina a moagem, mais superfície de contato haverá e mais rápida será a extração.

Com a cafeteira V60, você precisará usar uma moagem intermediária e fina, além de derramar constantemente a água para obter uma boa xícara de café.

Encontrar o equilíbrio certo levará muita prática, mas permitirá que você alcance um nível de perfeição sem igual nas xícaras de café.

As ranhuras espirais melhoram o fluxo de ar

A cafeteira V60 também possui um conjunto de ranhuras espirais direcionadas para o cone. O objetivo desses sulcos é separar os terrenos das paredes do V60.

Isso permite que o ar flua pelas laterais, ajudando a melhorar o fluxo de água ao longo das bordas, permitindo uma extração mais equilibrada (fonte).

Um fator importante nas máquinas de café por gotejamento em comparação com as máquinas de café para infusão está recebendo uma extração uniforme. Para isso, a água deve fluir através de todo o café moído ao mesmo tempo e a uma taxa constante.

Se a água acumular muito tempo nas bordas, o café resultante pode ser muito amargo devido à extração excessiva.

A versão mais adequada

Ao contrário de outras máquinas manuais de café, o Hario V60 Está disponível em uma ampla variedade de tamanhos e materiaisDessa forma, com o V60 você pode escolher entre três tamanhos diferentes :.

  • Um copo.
  • Duas xícaras.
  • Entre três e quatro xícaras.

Além disso, a cafeteira V60 pode ser composta por quatro tipos diferentes de materiais:

  • Plástico.
  • Vidro.
  • Cerâmica.
  • Metal.

A versão de plástico Pode ser vermelho, branco ou transparente e é a mais barata de todas as opções. Ele não retém o calor, assim como as outras versões, mas é bastante robusto.

Por outro lado, o Hario V60 de vidro Possui um cone transparente, mas uma placa de base opaca e transparente, disponível em preto ou vermelho. Você deve ter cuidado com este modelo, pois o vidro é bastante frágil.

A cafeteira V60 cerâmica É uma ótima opção para quem busca maior retenção de calor sem queimar as mãos. Esta versão está disponível em branco e vermelho. Além disso, se você pré-aquecer com um pouco de água quente, impedirá que o café perca seu calor valioso.

Finalmente, o Hario V60 metal Possui um design semelhante ao modelo de vidro, com uma alça curva. Você pode escolhê-lo em aço inoxidável ou cobre. Ambas as opções serão tão boas quanto o modelo cerâmico ao reter calor, mas também serão muito mais duráveis.

Como falei muito sobre o sabor, tenho certeza de que deseja saber quais sabores você pode esperar da cafeteira V60. Bem, embora isso dependa do seu método específico de elaboração O V60 é conhecido por produzir uma xícara de café mais intensa e complexaSe bem preparado, você será capaz de perceber notas de doçura e sabor de frutas, com apenas um pequeno toque de acidez.

Você não deve esperar uma caneca encorpada usando esta cafeteira, mas um sabor puro que permite reconhecer facilmente cada nota individual.

Se você estiver acostumado a usar uma cafeteira ou prensa francesa, um café feito com o Hario V60 parecerá raso. No entanto, isso permitirá que os sabores mais exóticos se destaquem sem serem pesados.

O que você precisa

  • Cafeteira Hario V60
  • Filtro para Hario V60
  • Moedor de café
  • 21 gramas (3 colheres de sopa) de café moído
  • Água quente logo abaixo do ponto de ebulição (cerca de 95 ° C)
  • Escala
  • Cronômetro
  • Taça
  • Opcional: caneca de café

Cafeteira Hario V60 passo a passo

#one. Dobre e enxágue o filtro

Dobre o filtro em forma de cone e enxágue-o após colocá-lo no Hario V60 usando água logo abaixo do ponto de ebulição (cerca de 95 ° C). Dessa forma, você eliminará o sabor do papel e aquecerá a xícara ou jarro em que irá preparar o café. Em seguida, jogue fora a água usada para enxaguar.

# 2. Pesa e mói

Moa 21 gramas (cerca de 3 colheres de sopa) de café até tomá-lo uma textura um pouco mais espessa que o sal de mesaEm seguida, adicione o café à cafeteira.

# 3. Saturar o café

Satura o café moído usando água logo abaixo da temperatura de ebulição (cerca de 95 ° C). Use a quantidade certa de água para cobrir o café. Deixe florescer por 15 segundos.

O café perde gás ou “flores” quando moído na hora. Dessa maneira, a camada de café deve subir e borbulhar um pouco.

# 4. Despeje a água continuamente

Despeje a água em ritmo lento e descrevendo uma espiral uniforme. Para obter uma extração homogênea, adicione água a cada 10 a 15 segundos. Mergulhe as partes escuras e evite as claras. Se você estiver usando uma balança, adicione água a 360 gramas.

# 5. Retire a cafeteira e aproveite

Quando o cronômetro chegar a 3 minutos, você deverá tomar cerca de 300 mililitros de café. Retire o Hario V60 e despeje o café em uma xícara quente.

Alternativas à cafeteira V60

Apesar do quanto eu amo essa cafeteira, não é para todos. Ele permite que você prepare um dos melhores cafés que você poderá experimentar, mas você não o receberá sem passar por um longo processo de tentativa e erro.

Portanto, existem outras três máquinas de café que você pode considerar.

Chemex

Já falamos sobre isso em nosso artigo sobre cafeteira Chemex. Com uma aparência moderna que vale a pena sair no Instagram, a Chemex permite criar uma versão atualizada do café filtrado manualmente.

Assemelha-se ao Hario V60, pois usa uma grande abertura. No entanto, seu processo geral de design e fabricação de café é bem diferente.

Dessa forma, o Chemex é uma combinação de uma cafeteira e um jarro. Em vez de filtros de papel, ele usa filtros de tecido mais espessos que dão ao café um corpo mais redondo e completo.

O Chemex Não é tão implacável quanto a cafeteira V60, mas a complexidade do sabor é mais limitada.

Dripper inteligente

Se você está procurando algo um pouco mais fácil de usar, mas ainda deseja uma cafeteira com gotejamento manual, o Clever Dripper pode ser sua melhor opção.

O Clever é uma cafeteira de imersão e cafeteira com gotejamento meio manual, mas fácil de usar. Dessa forma, para usar o Clever, basta enchê-lo com café moído e água quente. Então você deve deixá-lo em infusão e, quando estiver pronto, terá que colocá-lo no copo para que ele comece a pingar.

Um mecanismo de travamento “inteligente” mantém o fluido dentro do cone até você colocar a cafeteira sobre uma xícara. O inteligente não requer nenhum esforço e permitirá fazer uma saborosa xícara de caféContudo,. não permitirá extrair os sabores mais sutis como no Hario V60.

Onda Kalita

Wave é a solução da Kalita para a variabilidade da cafeteira V60.

Dessa forma, em vez de uma grande abertura, a Onda Kalita tem um fundo plano com três pequenos orifícios, o que diminui o fluxo de água. Esses pequenos orifícios, em combinação com filtros de papel ondulado, fazem o Wave perdoar erros mais do que o Hario V60.

Você ainda precisará de alguma prática, mas não precisará ser tão preciso. Além disso, embora seja prático, a Onda não é tão flexível como a cafeteira V60.

Coisas a ter em mente antes de comprar uma cafeteira

Se você realmente deseja desfrutar de uma boa xícara de café, não há um método melhor para prepará-lo do que o gotejamento ou filtragem manual (também conhecido como vazamento).

Com a experiência certa, esse método lento de fazer café derramando água quente permite extrair os sabores sutis e complexos dos grãosPara fazer isso, você precisará usar uma cafeteira manual, como o Hario V60.

Os métodos automáticos podem obter um resultado decente (por um preço), mas não oferecem a flexibilidade necessária extrair as notas delicadas dos diferentes testes.

Por outro lado, a filtragem manual permite personalizar cada xícara de café de acordo com suas preferências específicas. Embora esse método não demore muito, ele requer toda a sua atenção: desvie o olhar para a hora errada e você estragará tudo.

Com isso em mente Este método de fazer café não é para todosSe você quiser fazer uma xícara regular de café rapidamente e sem complicações, é melhor encontrar outro método.

Embora mais cara, uma máquina de gotejamento automática pode ser uma boa opção para fazer café em movimento. No entanto, por mais ou menos o mesmo preço que a cafeteira V60 Você pode escolher um tipo de imersão (como uma cafeteira de êmbolo) para desfrutar de um método manual sem complicações.

Agora, se você ainda estiver interessado no método de gotejamento usando uma cafeteira V60 ou outro manual, essas são algumas das coisas que você deve ter em mente antes de optar por um modelo específico :

  • Quanto custa aprender a usar bem a cafeteira?
  • De que material é feito?
  • Quanto café você pode preparar?
Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Você também pode estar interessado em

Francisco
Francisco

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies

Ir para cima