café

Você deve comprá-lo em 2021? Olhe para isso!

Você está olhando para saber o que é isso a cafeteira Chemex e onde comprá-lo ao melhor preço Abaixo, anexamos as ofertas mais excelentes que encontramos online e? abaixo de um guia completo.

Apaixone-se pela cafeteira Chemex. O sabor intenso é apenas uma das características desta invenção, com tantos seguidores que datam de 1941. Desde então, a cafeteira Chemex se tornou um item regular em casas com cafeína em todo o mundo.

O que é uma cafeteira Chemex?

Uma cafeteira Chemex é um recipiente de peça única em forma de ampulheta que possui um funil com boca larga. Algumas modelos incluem uma peça no pescoço adornada com um colar de madeira e um arco de couro para facilitar seu apoio.

chemex

Instruções passo a passo

A cafeteira Chemex requer um processo de filtragem manual Esse processo e o sabor resultante são frequentemente comparados à preparação do café com filtro. Mas antes de começar a fazer seu café Chemex :.

  • Coloque uma balança embaixo do recipiente.
  • Tome um cronômetro.
  • Aqueça a água quase até o ponto de ebulição, cerca de 95 graus Celsius.
  • Comece com seis colheres de sopa de café moído na hora. Opte por uma moagem um pouco mais espessa que se você estivesse preparando o feijão para fazer café com filtro.

O tempo estimado de preparação é de cerca de 2-4 minutos. Bem, agora que você tem todos os materiais, vamos começar com a preparação. Para fazer café Chemex, você deve seguir cinco etapas principais:

Etapa 1

Prepare café e água quente.

Etapa 2

Coloque o filtro dentro da parte superior da cafeteira Chemex. Lave o filtro usando água quente.

molhando o filtro

Etapa 3

Segurando o filtro no lugar, incline o recipiente e jogue a água fora. Em seguida, despeje o café moído no filtro.

derramando café

Etapa 4

Despeje a água quente. Isso é feito usando quatro fases ou técnicas que descreveremos abaixo.

derramando água

Etapa 5

Deixe a água pingar completamente em direção ao fundo do recipiente.

 

Dominando a arte do café com uma cafeteira Chemex

Chegou a hora de adicionar um toque de arte a todo o processo. Como você pode fazer com que sua cafeteira Chemex permita que você tenha a melhor xícara que já bebeu? Bem, comece seguindo os conselhos que descrevemos abaixo.

Antes de tudo, a balança sob a sua cafeteira Chemex não existe apenas para fazer seus amigos pensarem que você é um machado fazendo café (embora possa surpreendê-los).

Também não existe para intimidar ninguém. O objetivo da balança é usá-la enquanto você derrama a água para determinar quanto você usa e com que rapidez você o joga. A tabela a seguir mostra um das fases em que a água deve ser derramada.

Fase de preparaçãoDespeje a quantidade mínima de água necessária para umedecer o filtro. Então, segurando o filtro no lugar, incline o recipiente e jogue a água fora.
Primeira faseZere a balança e inicie o cronômetro. Despeje água a 150 gramas. Então remova.
Segunda faseQuando o cronômetro atinge 45 segundos, ele começa a derramar água para 450 gramas.
Terceira faseApós 1 minuto e 45 segundos, despeje água entre 600 e 700 gramas.

Para derramar a água perfeitamente você não deve molhar os lados do filtroEm vez disso, tente mergulhar completamente todo o café moído uniformemente na água.

Você pode notar que o café se expande após a primeira fase. Essa expansão é chamada de “florescência”.”. Durante a floração, a água quente libera os gases presos dentro dos grãos de café. Além de sua aparência, você também notará esta fase devido ao cheiro que ela emite.

servindo com chemex
Após o café florescer, despeje a água pouco a pouco, usando um movimento circular. No total, todo o processo de fabricação de café Chemex deve levar cerca de quatro minutos.

Sobras de café, sim, por favor!

Se você é um conhecedor de café, a idéia de café superaquecido pode lhe dar calafrios. No entanto, a cafeteira Chemex manterá seu café bem enquanto você termina sua primeira xícara de manhã. Mais longe, é possível colocar o recipiente diretamente em um fogão para reaquecer o café de uma maneira simples.

Qual é o melhor GROSOR de moagem para uma cafeteira Chemex?

Com base no que investiguei (de acordo com o que dizem os gurus do café), parece que o que funciona melhor é uma moagem com um tamanho intermediário a grossoQuando você moer seu café com essa espessura, lembre-se da consistência do sal marinho. Se você moer o café muito bem, levará mais tempo para prepará-lo devido à maior espessura dos filtros Chemex.

cafeteira chemex

Quando você moe café em casa opte por um moedor de pinhões para obter uma consistência mais uniformeNo mercado, você pode encontrar uma grande variedade de moedores desse tipo, de baratos a mais caros.

Quanto café moído você deve usar?

É aqui que escalas e proporções costumam entrar em jogo. Se eu tivesse que seguir o conselho de especialistas em café, usaria 40-50 gramas de café para cada 700 gramas de água. Mas como não quero tirar minha balança de cozinha todas as manhãs, o que realmente importa é o número de colheres de café que isso representa.

Então deixe-me dar um : 40-50 gramas de café são 4-5 colheres de sopa de medição de café Por outro lado,. uma colher medidora de café é de 2 colheres de sopa, o que equivale a 10 gramas.

A esse respeito, é interessante que todos os exemplos que encontrei on-line sobre o café Chemex tenham enchido a metade do contêiner. Eu não tenho ideia do porquê.

Se você comprar uma cafeteira Chemex de oito xícaras e quiser torná-la inteira, de acordo com as equivalências descritas, precisará de 70 a 80 gramas de café moído, ou 7 a 8 colheres medidoras, por cerca de 1150 gramas de água. No meu caso, Considero que o café é muito forte com essas quantidades.

Chemex recomenda uma colher de sopa cheia para preparar 140 gramas de café. Isso equivale a 8 colheres de sopa completas (ou 4 colheres de café cheias) para cada 1.150 gramas de água. No entanto, prefiro usar 3 colheres medidoras de café com uma chaleira elétrica cheia de água. Agora lembre-se de que não gosto muito de café.

Você sempre fala sobre extração excessiva e sub-extração de café quando começa a modificar as medidas. Contudo, em última análise, tudo se resume a uma questão de gosto e preferência pessoal.

Cada pessoa é única (geneticamente) em termos da capacidade de perceber o sabor, especialmente quando se trata de substâncias amargas. Assim brinque com as proporções até encontrar a que você mais gosta.

 

Escolhendo um filtro para uma cafeteira Chemex

O tipo mais comum de filtro a ser usado com uma cafeteira Chemex é o filtro de papel. Esses filtros são até 30% mais espessos que os usados em máquinas de café com filtro.

Eles são projetados dessa maneira para fazer uma xícara de café mais limpo, livre de motivos e produtos químicos indesejados.

Os filtros de papel estão disponíveis em círculos ou quadrados, já dobrados ou sem dobra. Se você optar por comprar a versão sem dobrar, a maioria virá com instruções detalhadas sobre como dobrá-las.

A forma do filtro não faz muita diferença. As arestas pontiagudas dos filtros quadrados (que nunca esquentam) são consideradas por alguns como mais fáceis de captar para remoção, ao contrário do que acontece com os filtros circulares submersos.

Filtros de papel em vez de outros tipos de filtros

Você está pensando em tentar um novo tipo de filtro de cafeteira Chemex? Bem, se você é um purista de café, observe o que explicaremos abaixo. A razão é essa O tipo de filtro que você usa com a cafeteira Chemex pode ter um enorme impacto no sabor do café.

Assim, outros tipos de máquinas de café com filtro de café (ou gotejamento) incluem filtros de tecido e aço inoxidável. O filtros de tecidoAlém de precisar de mais cuidado com a limpeza e o armazenamento, eles geralmente são culpados de adicionar um toque de sabor do próprio material à sua xícara de café da manhã.

Por outro lado, o filtros de metal eles deixam mais partículas e óleos passarem do que seus pares de papel.

Para obter a xícara de café mais limpa possível filtros de papel ainda são os mais adequadosSe possível, use filtros branqueados. Isto é porque. filtros não branqueados dão ao café um sabor de papel, arruinando assim um copo que poderia ser perfeito.

Qualquer que seja o tipo de filtro, sempre comece a derramar água lavando-a com água quente para remover qualquer coisa que possa ser diluída no café que você vai preparar.

 

Onde comprar sua cafeteira Chemex

Agora que você está tentado pelo som de uma boa xícara de café, chegou a hora de fazer um investimento.

A Chemex, fabricante dessas máquinas de café, produz três projetos principais:

ModeloTipoNúmero de xícaras
ClássicoForma clássica com colar de madeira e laço de couro.3, 6, 8, 10
Cabo de vidroForma clássica, mas com uma alça. Não inclui colar ou arco.3, 6, 8, 10
Vidro sopradoForma clássica com colar de madeira e arco. É feito de vidro borossilicato não poroso resistente.3, 6, 8, 10, 13

Agora, se você quer algo realmente acessível, Existem algumas marcas de imitação que vendem máquinas de café tipo Chemex onlineEssas cafeteiras têm preços que começam em cerca de 15 euros.

Limpando sua cafeteira Chemex

Depois de fazer o café, lave a cafeteira Chemex com água quente e algumas gotas de sabão líquido. No meu caso, para fazer isso, não removo a alça. Em seguida, vire-o de cabeça para baixo para secar. Este é o procedimento que uso para lavar minha cafeteira Chemex 90% do tempo.

Se houver resíduo em segundo plano ou você achar que é necessária uma limpeza mais profunda, encha sua cafeteira Chemex no meio do caminho com gelo e adicione mais um quarto de água. Em seguida, adicione algumas colheres de sopa de sal e algumas gotas de sabão líquido. Mexa a cafeteira até o conteúdo borbulhar. Em seguida, esvazie a cafeteira e limpe-a.

A cafeteira Chemex é adequada para lava-louças (depois de remover a alça de madeira), embora eu costumo lavá-la usando os dois métodos mencionados.

Experimente seus feijões favoritos!

Quando usado para preparar adequadamente o café, uma cafeteira Chemex permite extrair o melhor sabor de qualquer tipo de café.

Embora os cafés torrados leves tenham uma forte reputação de trazer notas diferentes, você pode preparar café torrado claro e escuro e experimentar um sabor intenso que você vai adorar.

É um fato: se você ainda não se apaixonou pelas máquinas de café Chemex, use seu café torrado favorito recentemente moído e prepare-se para ficar sem palavras.

A criação de um produto químico

Peter Schlumbohm adorava inventar. Schlumbohm era um químico alemão que solicitou patentes para centenas (se não milhares) de invenções, desde a escrita de utensílios até gasolina não inflamável.

A cafeteira Chemex foi sua criação mais icônica e levou anos para aperfeiçoá-la. É evidente que esse químico se propôs a fazer um belo objeto. O resultado final foi um pouco mais complicado do que as atuais máquinas de café Chemex. Naquela época, no início dos anos 40, tinha boca e alça.

Schlumbohm era um verdadeiro cientista no coração. Ele acreditava que seu novo dispositivo poderia ser usado para uma ampla variedade de propósitos, incluindo experimentos em seu laboratório.

Todo o seu trabalho duro acabou valendo a pena : O design elegante de Schlumbohm foi permanentemente incluído em muitos museus, entre os quais o Museu de Arte Moderna de Nova York e o Smithsonian Museum em Washington DC .

Você também pode estar interessado em

Francisco
Francisco

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies

Ir para cima