Coser

Como costurar um Furoshiki – enfiar uma agulha

 

Como Costurar um Furoshiki: Em cada festa e mais no Natal, os presentes se acumulam e o papel de embrulho é jogado fora assim que o presente é descoberto. Esse desperdício de papel de presente é evitável e a solução vem diretamente do Japão, se chama Furoshiki! Esses quadrados de tecido são usados ​​há séculos por meio da arte tradicional de dobrar e dar nós. Historicamente usado pelos imperadores no VIIIé No século 18, era usado para armazenar objetos reais. Com o tempo, tornou-se mais democrático vir para o Ocidente, onde simples retalhos de tecido podem ser transformados em elegantes caixas de presente!

O que é Furoshiki?

Furoshiki é o quadrado de tecido que envolve o objeto ou o presente e a técnica de dobradura tradicional e nó. É fácil de fazer, você só precisa obter o tamanho de tecido certo com base no item que deseja transportar ou embalar. Em geral, as dimensões do quadrado para embalagem variam de 35 x 35 cm a 100 x 100 cm. No Japão, esse tecido com nós é usado para oferecer presentes, mas também para levar lojas e principalmente refeições para o trabalho.

Como é feito um furoshiki?

Existem 3 maneiras de fazer seu próprio Furoshiki com algodão estampado. Você pode fazer isso como uma bainha única, costurada em ambos os lados ou como um overlock. Com um quadrado de tecido, portanto, é possível produzir embalagens da moda e ecologicamente corretas. Primeiro você precisa escolher o seu tecido.

Qual tecido você escolhe para o seu Furoshiki?

Seu quadrado de tecido de embrulho deve ser flexível e fácil de amarrar. Ele precisa deslizar facilmente e ser macio sem ser muito quebradiço para ser reutilizado regularmente. Para atender a esses requisitos, recomendamos que você selecione:

  • Algodão orgânico Oeko Tex
  • Seda
  • cetim

Que tipo de padrão é mais adequado?

Do ponto de vista tradicional, as cores de Furoshiki têm um significado especial. Cada quadrado de tecido é selecionado de acordo com a estação, a ocasião e a pessoa a quem queremos oferecer o presente. Portanto, oferecer um presente embrulhado em um furoshiki no nascimento é azul ou verde claro, vermelho ou mesmo dourado. Durante eventos mais tristes, como um funeral, os furoshikis escurecem. Os modelos também desempenham um papel. Cabe a você encontrar a embalagem certa de acordo com a festa e a pessoa!

Costure furoshiki com o cortador

Pegue o tamanho do seu objeto e multiplique o comprimento mais longo por três. Isso dá o tamanho das laterais do seu Furoshiki. Corte o quadrado do tecido no tamanho medido. Em seguida, passe o quadrado de tecido sobre o overlocker e costure os dois lados juntos. Seu Furoshiki está pronto para uso!

Costure furoshiki com uma bainha

Corte o Furoshiki feito em overloque no tamanho certo, certificando-se de que um tamanho adicional de 1 cm seja levado em conta para cada lado. Dobre o tecido em cada borda e passe o tecido para marcar os vincos. Adicione um lápis para manter as bordas juntas. Coloque o quadrado de tecido sob a agulha da máquina de costura e costure cada lado próximo à borda. Passe seu furoshiki caseiro uma última vez para obter as bordas perfeitamente dobradas e seu envoltório de tecido está pronto!

Faça um furoshiki de dupla face

Ao dobrar seu Furoshiki, você verá que os dois lados do tecido são visíveis. Fazer um furoshiki de dupla face cria embalagens sublimes, elegantes e reutilizáveis. Demora um pouco mais de trabalho do que os dois Furoshiki anteriores. Para este Furoshiki, você precisará de:

  • Dois tecidos quadrados do mesmo tamanho (cabe a você decidir quais padrões e cores combinam bem)
  • Uma maquina de costura
  • Um fio que é transparente o suficiente para evitar que a cor se misture em cada lado

Para criar o seu furoshiki reversível, coloque os dois tecidos quadrados um sobre o outro corretamente. Prenda com alfinetes e costure a 1 cm da borda. É necessário deixar 10 cm de um lado para uma vedação limpa. Para facilitar, coloque uma marca a 1 cm da parte inferior da costura.

Pegue o seu achado com a abertura e passe a ferro suavemente. Lembre-se de dobrar a abertura para dentro ao passar para obter uma borda reta. Você pode costurar em volta de 0,5 da borda ao fim. Você terminou seu furoshiki de dupla face!

Como faço para dobrar seu furoshiki?

Você preparou sua embalagem moderna e ecologicamente correta, agora é hora de dobrá-la. As técnicas de atar e dobrar são simples e existem dezenas delas. Você não precisa de agulha, botão ou alfinete para segurar o tecido no lugar. As duas técnicas mais populares estão listadas abaixo:

Enrole um livro com um furoshiki:

Posicione seu Furoshiki de forma que o interior fique voltado para você. Isso permitirá que você veja a frente quando o nó for concluído.

  • Coloque seu livro no centro do furoshiki.
  • Dobre os dois cantos opostos e coloque-os dentro do tecido.
  • Dobre o excesso de tecido sobre o livro
  • Os outros dois cantos superior e inferior agora devem ser inseridos e você precisa amarrar essas duas pontas. Dê um nó apertado. Seu pacote está pronto!

Embale uma garrafa usando a técnica cilíndrica

  • Coloque o tecido à sua frente e coloque a garrafa no canto inferior.
  • Embrulhe sua garrafa
  • Junte as duas pontas e amarre os conjuntos
  • Sua garrafa está pronta para ser oferecida!

Finalmente uma embalagem elegante e ecológica

Costurar seu próprio papel de embrulho também é uma forma de presentear um presente. Uma forma de adicionar ainda mais significado e personalização à sua presença. Nada diz a uma pessoa que ela se importa mais do que você investe tempo em seu presente. Seu Furoshiki certamente deixará as pessoas felizes e aumentará o lado “emocionante” do presente.

Quanto ao fato de o Furoshiki ser oferecido ou não, achamos que seria um belo toque oferecê-lo, especialmente porque ele pode ser reutilizado para um futuro presente que a pessoa irá oferecer. Uma ótima maneira de começar um movimento DIY com sua pessoa amada! Boas costuras a todos!

Você também pode estar interessado em

Francisco
Francisco

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies

Ir para cima