Multi-uso

Escolhendo painéis solares para o lar: um guia do comprador [2021 ]

Como parceiro da Amazon, nos beneficiamos de compras legítimas.

Se você decidir tomar uma decisão responsável de mudar para energia renovável, o número de opções pode ser enorme. A energia solar é uma forma fantástica de reduzir as contas de energia, aumentar o valor da sua propriedade e avançar para um estilo de vida mais verde. No entanto, você precisa escolher os melhores painéis solares se quiser maximizar todos os benefícios do sol.

Neste guia, vamos entender tudo que você precisa saber sobre como escolher um os melhores painéis solares para a casa. Abordaremos tópicos como propriedades do telhado, incentivos financeiros e manutenção. Primeiro, precisamos ver como os painéis solares funcionam para que você possa entender melhor por que é importante escolher o tipo certo.

Escolhendo painéis solares para o lar: um guia do comprador [2021 ]

Como funcionam os painéis solares?

Os módulos solares residenciais contêm células fotovoltaicas de silício (PV). Quando o sol brilha nos painéis solares, as células fotovoltaicas geram eletricidade usando o efeito fotovoltaico. A energia solar é uma corrente contínua (DC), que não é adequada para o funcionamento de eletrodomésticos. É assim que a energia é enviada ao seu inversor para criar corrente alternada (CA) para receber energia.

O quadro é responsável por alimentar os eletrodomésticos com corrente alternada. Um aspecto único do painel é que ele usa a energia solar primeiro, antes de extrair energia da grade, para garantir que você obtenha o máximo de seus painéis solares.

Depois de instalar os painéis solares, a companhia elétrica local também instalará um medidor de eletricidade. Este medidor mede quanta energia é enviada para sua casa e quanta energia em excesso é enviada de volta para a rede. Este processo é conhecido como “medição líquida”.

Toda a eletricidade que você não retira da rede é creditada a você todos os meses. Proprietários de casas com painéis solares têm uma conta de eletricidade que é a energia que recebem da rede, menos os créditos que ganham ao enviar sua energia solar não utilizada para o fornecimento de eletricidade nacional.

Os painéis solares funcionam à noite?

Devido à falta de luz solar, os painéis solares não produzem energia à noite. No entanto, você ainda pode fornecer energia para sua casa usando medição de rede. Toda a energia que você não usa é enviada de volta para a rede, mas você pode recuperá-la à noite. Você também pode usar baterias solares para armazenar energia para uso noturno. No entanto, os painéis solares podem ser bastante caros.

Escolhendo painéis solares para o lar: um guia do comprador [2021 ]

Que tal dias nublados?

Embora os painéis solares sejam mais eficientes quando o céu está claro, eles ainda podem gerar energia usando a luz solar indireta. Com as nuvens bloqueando o sol, você ainda pode contar com energia suficiente para operar seus dispositivos. A chuva pode melhorar a eficiência dos painéis, pois pode remover qualquer poeira ou sujeira que possa se acumular com o tempo.


Quantos painéis solares eu preciso?

Ao pensar em mudar para a energia solar, surge a pergunta: De quantos painéis solares eu preciso? Para começar, você precisa calcular o consumo diário de energia de sua casa. Uma maneira fácil de determinar isso é ligar para a companhia de eletricidade, solicitar um relatório anual e calcular a média mensal.

Depois de obter um valor médio mensal em watts, divida-o por 30 para obter seu consumo diário de energia. Um bônus no cálculo do uso diário de energia de sua casa é determinar quais dispositivos estão usando mais energia. Se você achar que certos dispositivos estão usando muita energia, pode ser hora de atualizar.

Por exemplo:

  • Refrigerador convencional: 4.800 watts / dia ou 4,8 kW
  • Ar condicionado: 3.000 watts / dia ou 3 kW
  • Aquecimento interno: 1500 watts / dia ou 1,5 kW

Apenas esses três equipamentos geram 9,3 kW de eletricidade por dia, para 279 kW por mês.

Escolhendo painéis solares para o lar: um guia do comprador [2021 ]

Depois de calcular o consumo total de seus dispositivos principais, você pode escolher o tamanho do seu sistema solar. O proprietário médio precisa de 28 a 34 painéis para fornecer energia suficiente para alimentar seus dispositivos ao longo do dia. O número de painéis pode variar dependendo da localização e natureza do telhado (veja abaixo).


Os painéis solares valem a pena?

Você já deve ter entrado em contato com uma entusiasta equipe de vendas de energia solar, que lhe disse que mudar para a energia solar pode economizar dinheiro. Embora seja verdade, investir em energia solar não é tão fácil quanto jogar alguns painéis no telhado e ser pago pelo sol. Como em todos os investimentos de longo prazo, há vários fatores a serem considerados para garantir que você obtenha o máximo de seus painéis solares.

Com isso em mente, há muitos benefícios em mudar para a energia solar, incluindo economia de dinheiro. Antes de começar qualquer consideração de investimento, abaixo estão alguns dos benefícios que você pode esperar da energia solar.

Energia limpa

A energia solar é 100% limpa e renovável. Ao mudar para a energia solar, você reduz a dependência de nossa sociedade do petróleo bruto e de outras fontes de energia prejudiciais ao meio ambiente. Petróleo, gás e combustíveis fósseis criam emissões prejudiciais que afetam negativamente nosso ar e água e destroem os ecossistemas de milhares de espécies em nosso planeta.

A energia solar não polui o meio ambiente, e é por isso que se tornou uma escolha tão popular entre os proprietários que buscam participar de um estilo de vida mais verde. Com o sol você obtém um suprimento ilimitado de energia que não ataca os oceanos, a camada de ozônio ou a paisagem.

Menor conta de energia

Uma das coisas mais importantes a se considerar ao vender energia solar é reduzir drasticamente suas contas de energia. À medida que você obtém menos eletricidade da rede, pode esperar uma redução em sua conta de eletricidade. Os painéis solares não só ajudam você a economizar dinheiro, como também podem fazer você ganhar dinheiro. Se você gerar energia ao longo do dia, pode alimentar parte dessa eletricidade de volta na rede e ganhar créditos (os preços variam dependendo da localização).

Escolhendo painéis solares para o lar: um guia do comprador [2021 ]

Disponível em qualquer lugar

Você pode usar painéis solares onde houver luz solar. Portanto, os painéis solares são uma excelente escolha para pessoas que vivem em locais remotos e não têm fácil acesso à eletricidade nacional. Kits solares estão sendo instalados em todo o mundo para ajudar aqueles que não têm acesso à eletricidade padrão a desfrutar da conveniência do mundo moderno.

Suporte mínimo

Módulos solares não são apenas extremamente eficientes, mas também requerem relativamente pouca manutenção. A única manutenção necessária é certificar-se de que estão limpos e que a poeira ou sujeira não está bloqueando a luz solar. Os proprietários devem limpar seus painéis apenas uma ou duas vezes por ano, dependendo do clima e da localização.

Várias empresas de energia solar bem conhecidas, como Tesla e Renogy, oferecem uma ampla garantia de longo prazo que cobre reparos. Sem peças móveis, você não precisa se preocupar com o desgaste ou outros danos que vêm com outras fontes de energia. Você pode precisar substituir vários de seus módulos a cada 5 a 10 anos, mas sua empresa de energia solar precisará cobrir os novos.

Depois de investir na instalação do painel solar, você paga pouco ou nenhum dinheiro para operar e manter os painéis.

Crescimento econômico

Embora este seja um benefício indireto da mudança para a energia solar, você ainda pode se orgulhar disso ao mudar para a energia renovável. A maior parte do custo da energia solar é de instalação e produção, criando milhares de empregos locais. Eles também estão alimentando o crescimento de uma nova indústria que poderia potencialmente contratar milhões em um futuro próximo.


O que procurar ao escolher painéis solares para sua casa

Ao escolher painéis solares para sua casa, você precisa considerar vários fatores levados em consideração para garantir que está recebendo o sistema certo para todas as suas necessidades de energia. Embora sua empresa de energia solar possa aconselhá-lo na escolha do melhor plano, você precisa saber todos os detalhes necessários antes de investir. Abaixo estão alguns dos pontos críticos a serem considerados na escolha de painéis solares.

Demanda de eletricidade

Mencionamos acima que conhecer suas necessidades de energia é crucial ao escolher um sistema de painel solar. Saber quanta energia sua casa usa torna mais fácil escolher o sistema certo que fornecerá energia suficiente para suportar seu estilo de vida. Algumas residências usam mais energia do que outras, então o ponto de partida é calcular quanta energia você está usando em quilowatts por mês.

Outro fator a ser considerado é quando você está usando mais energia. Se você e sua família estão longe de casa a maior parte do dia, estão usando mais energia pela manhã e à noite. Se tiver dificuldade em calcular os requisitos de energia do seu sistema solar, também pode contactar o seu instalador.

Escolhendo painéis solares para o lar: um guia do comprador [2021 ]

Propriedades do telhado

Muitos proprietários se preocupam com seu telhado ao instalar painéis solares. Felizmente, os painéis solares não danificarão a estrutura do telhado durante a instalação. A primeira coisa que você precisa fazer é pensar no material do seu telhado. Os ladrilhos de asfalto são os mais populares e é fácil instalar lajes neles. Os telhados de metal permanentes são mais compatíveis com os painéis solares e oferecem a instalação mais barata.

A inclinação do telhado é outro recurso a considerar ao converter para energia solar. O ângulo dourado dos painéis solares é de cerca de 30 graus. No entanto, se você tiver um telhado mais íngreme, não precisa se preocupar em instalar painéis ou obstruir a produção de energia. Por causa disso, qualquer telhado mais íngreme abaixo de 40 graus pode não ser compatível com painéis solares, mas você sempre pode instalá-los no solo.

Proprietários de telhados planos ainda podem instalar painéis solares, mas você precisará usar suportes para apontá-los em direção ao sol.

O tamanho do seu telhado pode desempenhar um papel importante na eficiência do seu sistema solar. A maioria dos sistemas residenciais exige pelo menos 300 pés de área útil. Felizmente, a maioria das casas nos Estados Unidos tem espaço suficiente para um sistema solar residencial simples. Se você tem um telhado maior, pode entrar em contato com sua empresa de energia solar para ver qual é a melhor opção.

Localização

Muitas pessoas acreditam que os painéis solares só são úteis para quem vive no sudoeste ensolarado. Embora as pessoas do Arizona, Novo México, Nevada e Califórnia tenham uma pequena vantagem na maximização dos benefícios solares, a energia solar não se limita a um local.

Mesmo se você estiver em uma localização geográfica favorável, outros obstáculos podem afetar a produção de energia de seus painéis solares. É melhor ficar atento a edifícios altos, montanhas, árvores ou qualquer outra coisa que possa bloquear o sol. Lembre-se de que cada um de seus painéis solares trabalha em conjunto, portanto, mesmo um pequeno número de painéis bloqueados pela sombra pode diminuir a eficiência.

Se você está preocupado se sua localização afetará o desempenho de seu painel solar, fale com sua empresa de energia solar para obter conselhos.

Incentivos, descontos e créditos fiscais solares

O governo oferece um crédito tributário estadual sobre a energia solar que permite aos proprietários deduzir uma parte de seus custos com energia solar em suas declarações fiscais. Dependendo da condição, você pode deduzir até 26% de seus custos de eletricidade solar. Alguns estados oferecem créditos fiscais adicionais para a instalação de painéis solares. Isso permite que você deduza ainda mais seus custos de energia solar da conta de impostos estaduais.

Em alguns estados, você pode obter um desconto do governo local, serviço público ou outra agência governamental que esteja comprometida com a energia limpa. O desconto geralmente está disponível apenas por um determinado período de tempo e é limitado a um determinado número de módulos solares instalados. Em média, os descontos podem ajudar a reduzir os custos com energia solar em 10 a 20%.

Alguns países exigem que os fornecedores locais de energia gerem uma certa quantidade de energia a partir da energia solar. Portanto, as concessionárias podem comprar parte de sua energia solar para os chamados Certificados de Energia Renovável Solar (SRECs). Agências locais compram toda a energia solar que você não usa para compensar sua cota de energia renovável. Os SRECs podem ajudar a reduzir o tempo que leva para se pagar por seu investimento em switch solar.

Verifique com o seu governo local ou concessionária para descobrir quanto você pode economizar em créditos fiscais após instalar seus painéis solares. À medida que a popularidade da energia solar cresce, os incentivos financeiros estão diminuindo. Ainda dá tempo de seguir em frente e ser recompensado pelo governo local.


Painéis solares para a sua casa perguntas frequentes

Abaixo estão algumas das perguntas mais frequentes sobre painéis solares para uso doméstico.

De que são feitos os painéis solares?

Embora os painéis solares sejam considerados um avanço na tecnologia moderna, suas propriedades são relativamente fáceis de entender. Existem três tipos de painéis solares para proprietários:

  • Módulos solares policristalinos
  • Módulos solares monocristalinos
  • Módulos solares de filme fino

Os dois primeiros têm um processo de fabricação semelhante e usam muitos dos mesmos materiais. Os pequenos quadrados que você vê através do painel são chamados de células solares. As células solares são geralmente feitas de silicone e outros materiais de estrutura. Quanto mais complexa a célula solar, mais eficientemente os módulos produzem eletricidade. O módulo solar médio para edifícios residenciais consiste de 60 a 72 células solares.

As células solares são conectadas por um componente de metal (geralmente alumínio ou cobre) conhecido como barramento, que ajuda as células solares a gerar tensões mais altas. Se um sistema tiver mais barramentos, ele pode gerar mais elétrons e produzir mais eletricidade para a casa.

Como os painéis de cristal único usam apenas um cristal, os elétrons têm mais espaço para fluir livremente. As células solares policristalinas têm mais bordas e arestas rígidas que afetam o fluxo de elétrons e dificultam o trabalho. Isso torna os módulos solares de cristal único mais eficientes.

Módulos solares de filme fino são menos populares para fins residenciais e são mais adequados para uso industrial. Esses painéis usam um semicondutor de filme fino que é colocado em uma superfície de vidro ou plástico. Os módulos solares de película fina são mais flexíveis e, portanto, adequados para estruturas curvas, veículos e outras superfícies rígidas.

Escolhendo painéis solares para o lar: um guia do comprador [2021 ]

Quanto tempo leva para os painéis solares se pagarem?

Embora a proteção do meio ambiente seja um dos principais benefícios da mudança para a energia solar, muitos proprietários estão ansiosos para ver quando seu investimento terá retorno. Para a energia solar, você precisa calcular o período de retorno da energia solar. O tempo de retorno da energia solar depende de vários fatores, incluindo sua localização, seu negócio solar e seu consumo de energia.

Para calcular o tempo de retorno da energia solar, pegue todos os seus custos de instalação e subtraia a economia de energia e os incentivos financeiros. Por exemplo, se você custa $ 15.000 para instalar seu sistema solar e recebe $ 4.000 em incentivos econômicos, o custo total de instalação de painéis solares é de $ 11.000. Então, se você economizar US $ 1.500 por ano em energia, seu tempo de retorno do investimento solar é de cerca de sete anos.

O tempo médio de retorno da energia solar nos Estados Unidos é de cerca de nove anos. Alguns estados como Havaí e Massachusetts têm períodos de retorno mais curtos (cinco anos em média), enquanto outros estados como Dakota do Norte podem chegar a 15 anos. A razão pela qual alguns países demoram mais não é por causa dos raios solares, mas por causa do custo da eletricidade e menores incentivos financeiros.

Como o sistema solar médio para edifícios residenciais dura cerca de 25 anos (veja abaixo) e o período de retorno médio é de nove anos, os proprietários podem esperar cerca de 16 anos de energia gratuita. Se você está pensando em longo prazo, instalar painéis solares é uma das melhores decisões que você pode tomar para reduzir as contas de energia.

Quanto tempo duram os painéis solares?

A vida útil dos painéis solares varia entre 25 e 30 anos, dependendo da sua empresa de energia solar e de como você a mantém. Com isso em mente, seus painéis solares não deixarão de produzir energia em algumas décadas. Em vez disso, sua eficácia diminui gradualmente com o tempo. O grau de degeneração dos painéis solares varia de acordo com a empresa e o local.

O Laboratório Nacional de Fontes de Energia Renovável afirma que a degeneração de cerca de 0,3% ao ano ocorre acima do nível médio dos painéis solares. Painéis solares baratos têm uma taxa de degeneração de cerca de 0,8% ao ano, o que ainda é suficiente para manter sua casa funcionando por décadas.

Por exemplo, se você considerar a vida útil média de 25 anos dos módulos solares padrão no final de seu ciclo de vida, eles são 80% tão eficientes quanto no primeiro ano.

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para garantir que seus painéis solares durem o máximo possível:

  • Certifique-se de contratar uma empresa de energia solar confiável que tenha módulos de alta qualidade e atendimento ao cliente.
  • Sempre limpe seus painéis e certifique-se de que as células solares não estejam bloqueadas por poeira ou sujeira.
  • Monitore e mantenha regularmente seus painéis solares para identificar problemas no início e aproveitar a garantia da empresa.

Escolhendo painéis solares para o lar: um guia do comprador [2021 ]

Como você limpa os painéis solares?

Um aspecto notável dos painéis solares é que eles são essencialmente autolimpantes. A chuva também pode ajudar a remover poeira e sujeira para torná-los mais eficazes. No entanto, eles precisam ser limpos manualmente de vez em quando. O primeiro conselho para esta tarefa DIY é sempre desligar o seu sistema solar antes de limpar para estar do lado seguro.

Sempre que possível, invista em equipamentos que permitam limpar as lajes do piso para evitar ferimentos. Aqueles que não podem limpar do chão só devem ter acesso ao telhado com os equipamentos de proteção necessários.

Sempre limpe seus painéis em um dia nublado. Se você limpar seus painéis em um dia ensolarado, o sol pode evaporar rapidamente a água e deixar manchas. A maioria dos proprietários opta por limpar de manhã cedo, pois o orvalho da manhã pode ajudar a suavizar a sujeira que se acumulou nos pratos.

A limpeza geralmente não é necessária. A menos que você tenha manchas visíveis ou sujeira nos próprios painéis, provavelmente não precisa se preocupar em limpá-los.


A escolha de um painel solar para a casa: conclusão

Sem dúvida, a instalação de painéis solares é um processo estimulante. Quando você combina todos os os benefícios, é um ótimo investimento também. Há algumas coisas a se considerar antes de escolher painéis solares para sua casa, então espero que este guia tenha sido útil. Lembre-se de sempre considerar as características do seu telhado, os incentivos financeiros locais e a empresa de energia solar que você contrata antes de tomar uma decisão.

Se você está procurando mais informações sobre geração de energia solar, pode conferir outras postagens em nosso blog. Cobrimos vários tópicos, como painéis solares, empresas solares e muito mais.

Amazon e o logotipo da Amazon são marcas comerciais da Amazon.es, Inc. ou de suas afiliadas.

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

Você também pode estar interessado em

Francisco
Francisco

Utilizamos cookies para melhorar a experiência do utilizador. Seleccione aceitar para continuar a navegação. Política de cookies

Ir para cima